Atendimento: (19) 3563-2525

Enviado em 12/01/2018

Relatório 17525

PROJETO MODI ROAD, ÍNDIA
Throw the Net

JANEIRO 2018

Local: MODI ROAD, BANGALORE

Saudações a todos os queridos mantenedores!
Aqui estamos, seguindo em frente com a visão e missão de ver vidas transformadas. Só conseguimos realizar isso pela Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo juntamente com o apoio imensurável de vocês. Compartilhamos com vocês o trabalho realizado aqui e alguns destaques preciosos que aconteceram durante esses meses. Começaremos com:

Centro Educacional Deepam:
No início do mês de setembro tivemos uma grande transição, nossas duas professoras decidiram deixar o ministério [uma pediu para sair, enquanto a outra foi demitida]. Humildemente aceitamos a solicitação de uma delas [e dispensamos a outra], mas estávamos ansiosos a respeito de quem iria substituí-las nesse precioso ministério. Enquanto buscávamos novos professores, oramos e pedimos ao Senhor que nos direcionasse às pessoas certas, que não apenas ensinassem, mas que trouxessem transformação à vida dos pequenos. Também buscávamos aqueles que estivessem dispostos a se doarem completamente a serviço da comunidade, conforme as necessidades que se apresentam. O Senhor pela sua Graça nos levou à Sunaina Nongklaw, que tem a mesma visão de trabalhar com a comunidade, especialmente com mulheres e crianças. Agora que já está ambientada com o ensino das crianças, também poderá ajudar aquelas que apresentam traumas emocionais e dificuldades de socialização.

Histórias:
Amreen veio para nossa escola em 5 de junho de 2017. Durante as aulas, percebemos que era muito calada, não socializava muito com as outras crianças. Isso nos deixou inquietos e ao longo do curso descobrimos que mora com sua avó desde que os pais se separaram há dois anos. Além disso, há a tensão após as aulas, visto que fica sozinha em casa, pois sua avó precisa trabalhar. Sem saber o que é receber carinho e amor em uma idade tão tenra, isso afeta sua vida social e emocional. E é isso que vemos em Amreen que não consegue interagir ou se relacionar com outras crianças.
Quando Sunaina chegou, Taru compartilhou com ela sobre Amreen e demos a ela total liberdade para ajudar essa criança. Inicialmente, foi difícil se aproximar de Amreen, uma vez que ela não correspondia e se fechava. Observando-a, percebemos que era na verdade uma menina muito aplicada, com uma natureza tranquila, fazendo seu trabalho ativamente e de todo seu coração. Tudo o que precisávamos fazer era tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Então introduzimos aulas com diferentes atividades envolvendo mais o debate (discussão) e o trabalho em equipe. Essa metodologia ajudou a maioria das crianças a aprenderem juntas, além de construírem amizades durante o horário de aula. Percebemos Areem mudando e tornando-se mais amistosa do que havíamos observado anteriormente. A maior vitória foi ver essa pequena criança sendo transformada e se tornando capaz de, novamente, viver sua infância com um sorriso precioso.

Empoderamento das mulheres:
Trazemos para vocês outro trabalho de base da Deepam, que é empoderar as mulheres de Modi Road. Nesse sentido, Taru iniciou um projeto, entre as mulheres de áreas da favela, de confecção de bolsas elegantes, de maneira que pudessem ganhar uma renda extra para o sustento da família. Essas mulheres são jovens que precisam sustentar a si mesmas e suas famílias. Algumas delas possuem maridos que são alcoólatras, algumas são mães solteiras com 5 ou mais filhos, sem sustento, enquanto outras são perseguidas pela família dos maridos e pelos sogros. Como podem ver, a situação em Modi Road é muito dolorosa e dramática. Esse projeto de confeccionar bolsas também é um meio de promover apoio emocional, encorajando-as através da palavra de Deus e orando por suas questões, tanto durante o horário de produção como nas visitas aos lares. Esta é a história de Shabida:
Shabida se matriculou nas aulas de corte e costura em nosso centro 4 meses atrás, quando tinha 24 anos. Casada há 5 anos, ainda não tinha filhos, o que causou maus-tratos constantes da família do marido. Consequentemente Shabida vive continuamente com medo de ser separada de seu marido por conta da sua esterilidade. Esse projeto de confecção de bolsas proporcionou a ela a oportunidade de ficar longe desse ambiente negativo por algum tempo e para nós a possibilidade de compartilhar com Shabida sobre Jesus e orar por suas necessidades.

Brilho no meio da escuridão:
Gostaríamos de compartilhar com vocês uma outra história, de uma jovem chamada Shabreen. Ela foi a primeira aluna quando iniciamos o programa de alimentação em Modi Road. Shabreen era uma aluna brilhante, mas após a morte de seu pai a mãe dela não pode mais pagar a mensalidade da escola que frequentava e a mãe a enviou para a Madrasa (escola islâmica para crianças pobres), o que foi uma calamidade para ela. Por duas vezes foi abusada sexualmente e assediada por homens de lá e por conta disso fugiu. Esse incidente deixou sua mãe com muito medo e insegura de enviá-la para uma instituição de ensino novamente. Shabreen não desistiu de viver sua vida e começou a se sustentar com pequenos trabalhos, como babá, empregada doméstica ou vendendo sucos de limão por um preço baixo. A parte mais encorajadora da vida de Shabreen é seu desejo de falar de Jesus aos seus amigos. Além disso, seu interesse pela leitura a fez pegar emprestado livros do nosso Centro e compartilhar seu aprendizado com os amigos. Shabreen participa com muito entusiasmo da escola bíblica de férias organizado pela Deepam todo ano, durante as férias de verão.

Em tudo isso podemos dizer que a Luz Brilha em meio à escuridão. A história de Shabreen nos traz a imensa alegria e esperança de ver vidas sendo transformadas e assim não desistirmos. Atualmente, a Deepam deseja começar um projeto com jovens garotas que foram abusadas e abandonadas. Estamos planejando iniciar o primeiro passo fazendo pesquisas nessa área com o direcionamento de Taru e Sunaina. Por isso sua valiosa oração é essencial para trazer restauração e cura a tantas vidas.

TREINAMENTO DE PASTORES RURAIS (de áreas rurais):
Outra área do nosso ministério, temos o treinamento de pastores de áreas rurais para alcançar a comunidade muçulmana. Segue a história:
O pastor Nathaniel é um dos pastores rurais que estamos treinando, é responsável por algumas igrejas em diferentes vilas e o mais importante, tem muitos amigos muçulmanos. Como não tinha muita experiência de como evangelizar muçulmanos, o pastor Nathaniel percebeu que precisava ser treinado. Um dia, ouviu a respeito do treinamento que oferecemos e então nos pediu para irmos à sua vila. Abriu sua igreja e convidou 30 outros pastores para receberem o treinamento. Em pouco tempo, o pastor Nathaniel começou a pregar o Evangelho para os amigos muçulmanos e ensiná-los. Com o tempo 6 famílias abriram o coração ao evangelho. Uma dessas famíílias viu a resposta milagrosa de Deus quando oraram por uma situação difícil que enfrentavam (a terceira senhora da foto, no lado direito, estava considerando dar fim à sua vida e de seus filhos). Por conta disso, sua casa foi aberta para estudos bíblicos regularmente, conduzidos pelo pastor Nathaniel. Tivemos a oportunidade de visitar essa família, quando o pastor David Rajkumar os encorajou com a Palavra de Deus e orou por eles.
Uma experiência que nos ensinou humildade em que pudemos encorajar a família através da Palavra de Deus em Deuteronômio 28:8-12 e Apocalipse 7:9 e 10.

Motivos de louvor:
Através desses pequenos esforços, a Deepam tem conseguido ministrar às necessidades de Modi Road e o pastor David e sua equipe têm conseguido treinar pastores das áreas rurais. Em tudo isso, queremos estender nossa sincera gratidão a todos vocês por permanecem conosco ao longo da jornada de edificar Seu Reino, o Reino de Deus.

Pedidos de oração:
Lembrem-se de nossa necessidade de mais uma professora comprometida a fazer parte do nosso ministério.
Continuem a orar pelas crianças da nossa creche, para que cresçam em caráter, aprendizado e conhecimento do amor de Jesus Cristo.
Orem por Shabida, que Deus abra seu ventre para conceber um filho e que aceite junto com sua família que Jesus Cristo é o Senhor.
Orem pelo novo projeto relacionado às jovens que sofreram abusos, para que tenha seu início com as bênçãos de nosso Senhor.
Orem pelo ministério de treinamento dos pastores das áreas rurais. Temos recebido convites de estados vizinhos: Andhra Pradesh,Telangana e Tamil Nadu.
Também temos a necessidade de recursos literários como a Bíblia, Novo Testamento, porções do Evangelho em Urdu e linguagem vernácula.

Que o Senhor os abençoe!
Pastor David Taru
(em nome da Família Deepam)

Líder em Campo: E.R.
Líder em Base: Giselle Biller